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Descubra como registrar reclamações contra uma empresa

Como você está protegido: Esteja você comprando um eletrodoméstico, inscrevendo-se em uma academia, fazendo compras online ou reformando sua casa, sua transação provavelmente está coberta por uma lei de proteção ao consumidor podendo haver reclamações.

Reclamações

Os tipos de reclamações de consumidores com os quais podemos ajudá-lo

Incentivamos você a registrar uma reclamação conosco se achar que seus direitos de consumidor foram violados para ajudar o governo a fazer cumprir essas leis.

Aqui estão alguns dos tipos de reclamações de consumidores que a lei cobre:

  • Auto reparação;
  • Oficiais de justiça;
  • Agências de cobrança;
  • Relatório do consumidor;
  • Artigos de decoração e móveis;
  • Renovação e manutenção de casas;
  • Aparelhos grandes, incluindo aquecimento e ar condicionado;
  • Empréstimos de ordenado;
  • Reboque.

Os tipos de reclamações de consumidores com os quais não podemos ajudá-lo:

Podemos não ser capazes de ajudar se sua reclamação:

  • É baseado em eventos que ocorreram há mais de dois anos
  • Trata-se de uma transação business-to-business
  • Foco na qualidade de um bem ou serviço além das garantias básicas na legislação de proteção ao consumidor

Está buscando uma forma de indenização ou compensação que não seja o reembolso de valores já pagos ou o cancelamento de um contrato conforme previsto na legislação de proteção ao consumidor

Se sua reclamação não estiver coberta pelas leis de proteção ao consumidor que aplicamos, faremos o nosso melhor para ajudá-lo a encontrar uma organização ou repartição governamental que possa ajudá-lo.

Aqui está quem contatar para obter ajuda se sua reclamação estiver relacionada a:

  • Condomínios
  • Cooperativas de crédito, seguros, planos de pensão, empréstimos ou corretores de hipotecas
  • Segurança elétrica / contratos elétricos
  • Instituições financeiras regulamentadas federalmente
  • Fraude e roubo de identidade
  • Construtoras de casas
  • Concessionárias de veículos motorizados
  • Transações imobiliárias
  • Serviços de telecom-televisão
  • Viagem
  • Como registrar uma reclamação

Aqui estão as etapas que você deve seguir para registrar uma reclamação junto ao ministério:

Etapa 1: informe a empresa sobre sua reclamação

Você deve informar a empresa sobre sua reclamação por carta, e-mail ou telefone antes de fazer uma reclamação conosco. Recomendamos que você escreva para a empresa antes de nos enviar uma reclamação.

Reclamações

Certifique-se de que sua carta ou e-mail inclua:

  • o nome da empresa
  • como seus direitos foram violados
  • se você entrou em contato com o Ministério do Governo e Serviços ao Consumidor

Se aconselhar a empresa por telefone, certifique-se de anotar a data e os detalhes da conversa.

Em alguns casos, você também pode incluir um dos avisos de reclamação do consumidor da província para ajudar a obter uma resposta de certas empresas. Existem avisos de reclame aqui sobre:

  • supostas violações da Lei de Proteção ao Consumidor
  • agências de cobrança
  • liquidação da dívida serviços
  • credores de ordenado e corretores de empréstimos
  • agências de relatórios de crédito

Se a empresa não resolver sua reclamação após receber sua carta, e-mail ou telefonema, você pode registrar uma reclamação conosco.

Etapa 2: envie uma reclamação para nós
Não há nenhum custo envolvido.

Ao enviar uma reclamação online, você também será solicitado a fornecer documentos de apoio. Esses incluem:

Uma cópia da carta que você escreveu para a empresa sobre sua reclamação e qualquer resposta que eles tenham enviado para você
Seu contrato ou quaisquer outros acordos relacionados (se aplicável)
Cópias de faturas, registros de pagamentos efetuados e quaisquer outras cartas, documentos e e-mails

Registros de ligações de uma agência de cobrança (se aplicável), relatórios de consumidores ou qualquer documentação relacionada à dívida original relevante para sua reclamação

Etapa 3: depois de enviar sua reclamação
Entraremos em contato por e-mail, correio ou telefone em até 15 dias úteis.

As reclamações serão examinadas caso a caso, a fim de determinar que medidas, se houver, devem ser tomadas. O envolvimento do ministério pode assumir a forma de: encaminhá-lo para uma organização ou repartição governamental mais adequada para lidar com a reclamação.

  • tentar mediar uma resolução entre você e a empresa
  • educar a empresa sobre as leis de proteção ao consumidor e o consumidor sobre seus direitos
  • ação administrativa contra uma empresa, se a empresa for licenciada, registrada ou nomeada pelo Ministério do Governo e Serviços ao

Consumidor

Emissão de uma conformidade ou outro tipo de pedido
conduzir uma investigação sobre a conduta / atividades da empresa, quando apropriado, monitoramento contínuo do negócio através do mercado consumidor, colocar a empresa na Lista de Cuidado ao Consumidor se certas condições regulatórias forem atendidas.